Piece for intermissions
PEÇA PARA INTERVALOS (2021-2022)
Photo: © Rita Ansone
PT
Uma performance sobre o uso do intervalo ao longo da história humana e da história do teatro (pausa). Um projeto de apropriação de experiências pessoais inacabadas que vão ressoando como um constante impasse (pausa). Uma peça tomada de assalto por muitos intervalos habitados por um homem, Celestino Pinto, que se coloca em cena com um objetivo concreto: preencher o tempo entre os actos de um espectáculo, testando, deste modo, a possibilidade de adiar um possível fim (pausa longa).
Em Peça para Intervalos, a quinta colaboração para teatro entre Rui de Almeida Paiva e Bruno Humberto, investiga-se a argamassa da própria natureza ilusória do tempo no teatro, do entreter a partir da tradição oral e performática, e das implicações, em cada ser humano, da existência de um último intervalo sempiterno que, com um forte poder de sucção, aspira tudo o que o rodeia, tornando-se, ele próprio, na peça central (pausa concreta).
ENG
A performance on the use of intervals throughout the history of the humankind and the history of theater (pause.) A project of appropriation of unfinished personal experiences that resonate as a constant impasse (pause). A play taken by storm by many intervals inhabited by a man, Celestino Pinto, who puts himself on stage with a concrete objective: to fill the time between the acts of a show, thus testing the possibility of postponing a possible end (long pause. In Piece for Intermissions, the fifth collaboration in theater between Rui de Almeida Paiva and Bruno Humberto, we investigate the very illusory nature of time in theatre, the entertainment from the oral and performing tradition, and the implications of a last eternal interval that aspires everything that surrounds it, becoming itself the centerpiece (concrete pause).
Uma performance sobre o uso do intervalo ao longo da história humana e da história do teatro (pausa). Um projeto de apropriação de experiências pessoais inacabadas que vão ressoando como um constante impasse (pausa). Uma peça tomada de assalto por muitos intervalos habitados por um homem, Celestino Pinto, que se coloca em cena com um objetivo concreto: preencher o tempo entre os actos de um espectáculo, testando, deste modo, a possibilidade de adiar um possível fim (pausa longa).
Em Peça para Intervalos, a quinta colaboração para teatro entre Rui de Almeida Paiva e Bruno Humberto, investiga-se a argamassa da própria natureza ilusória do tempo no teatro, do entreter a partir da tradição oral e performática, e das implicações, em cada ser humano, da existência de um último intervalo sempiterno que, com um forte poder de sucção, aspira tudo o que o rodeia, tornando-se, ele próprio, na peça central (pausa concreta).
ENG
A performance on the use of intervals throughout the history of the humankind and the history of theater (pause.) A project of appropriation of unfinished personal experiences that resonate as a constant impasse (pause). A play taken by storm by many intervals inhabited by a man, Celestino Pinto, who puts himself on stage with a concrete objective: to fill the time between the acts of a show, thus testing the possibility of postponing a possible end (long pause. In Piece for Intermissions, the fifth collaboration in theater between Rui de Almeida Paiva and Bruno Humberto, we investigate the very illusory nature of time in theatre, the entertainment from the oral and performing tradition, and the implications of a last eternal interval that aspires everything that surrounds it, becoming itself the centerpiece (concrete pause).
Ficha Técnica / Credits:
Encenação / Directed by
Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Intérpretes e co-criação / Performers and co-creators
Celestino Pinto, Sandra Rosado, Bruno Humberto, Isadora Alves, Mafalda Miranda Jacinto
Música / Music
Philippe Lenzini
Cenografia / Set design
João Ferro Martins, Rui de Almeida Paiva, Bruno Humberto, Sofia Gonçalves
Dcumentação video e trailers / Video documentation and trailers
Pedro Paiva
Projecto financiado por / With the support of
República Portuguesa - Cultura \ Direção-Geral das Artes
Programa de Apoio à Criação
Apresentações / Shows:
3 Set. 2021 Pavilhão Polidesportivo da Lourinhã
14 Mai. 2022 Teatro-Cine de Gouveia
22 Jul. 2022 Fiar Festival, Palmela
Encenação / Directed by
Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Intérpretes e co-criação / Performers and co-creators
Celestino Pinto, Sandra Rosado, Bruno Humberto, Isadora Alves, Mafalda Miranda Jacinto
Música / Music
Philippe Lenzini
Cenografia / Set design
João Ferro Martins, Rui de Almeida Paiva, Bruno Humberto, Sofia Gonçalves
Dcumentação video e trailers / Video documentation and trailers
Pedro Paiva
Projecto financiado por / With the support of
República Portuguesa - Cultura \ Direção-Geral das Artes
Programa de Apoio à Criação
Apresentações / Shows:
3 Set. 2021 Pavilhão Polidesportivo da Lourinhã
14 Mai. 2022 Teatro-Cine de Gouveia
22 Jul. 2022 Fiar Festival, Palmela
The Interruption (pause for intermissions)
A INTERRUPÇÃO (PAUSA PARA INTERVALOS)(2020)
PT
Para que não se afunde num insuportável mar de loucura, a Natureza atribuiu ao Homem a faculdade de aceitar que se encontram, à proa e à popa da sua existência, dois buracos negros inapreensíveis. Entre eles, um Intervalo. Porém, em certas ocasiões, ao longo desse grande Intervalo, o Homem fica preso a pequenas pausas, interrupções, impasses... E é precisamente emaranhado a um desses instantes sem princípio e sem fim que se avista (e se experimenta?) a própria ideia de eternidade.
Celestino prepara-se para entrar no barco... Pausa. Intervalo. Celestino entra em palco...
Eng
In order not to sink in an unbearable sea of madness, Nature attributed to Man the faculty to accept that two inapprehensible black holes are at the bow and stern of their existence. Between them - an Interval. However, on certain occasions, throughout this vast interval, Man is stuck to short pauses, interruptions, impasses... And it is precisely entangled in one of those unprincipled and endless moments that you can see (and experience?) the very idea of eternity. Celestino is getting ready to get on the boat ... Pause. Intermission. Celestino enters the stage ...
Ficha Técnica / Credits:
Autoria, encenação e dramaturgia / direction and dramaturgy:
Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Intérpretes e co-criação / Cast and co-creators:
Celestino Pinto
Bruno Humberto
Isadora Alves
Com a participação de / special appearance:
Sara Pinto
Música / Original Music:
Philippe Lenzini
Design de Luz / Light design:
Gonçalo Alegria
Produção / Production:
Marta Moreira
Para que não se afunde num insuportável mar de loucura, a Natureza atribuiu ao Homem a faculdade de aceitar que se encontram, à proa e à popa da sua existência, dois buracos negros inapreensíveis. Entre eles, um Intervalo. Porém, em certas ocasiões, ao longo desse grande Intervalo, o Homem fica preso a pequenas pausas, interrupções, impasses... E é precisamente emaranhado a um desses instantes sem princípio e sem fim que se avista (e se experimenta?) a própria ideia de eternidade.
Celestino prepara-se para entrar no barco... Pausa. Intervalo. Celestino entra em palco...
Eng
In order not to sink in an unbearable sea of madness, Nature attributed to Man the faculty to accept that two inapprehensible black holes are at the bow and stern of their existence. Between them - an Interval. However, on certain occasions, throughout this vast interval, Man is stuck to short pauses, interruptions, impasses... And it is precisely entangled in one of those unprincipled and endless moments that you can see (and experience?) the very idea of eternity. Celestino is getting ready to get on the boat ... Pause. Intermission. Celestino enters the stage ...
Ficha Técnica / Credits:
Autoria, encenação e dramaturgia / direction and dramaturgy:
Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Intérpretes e co-criação / Cast and co-creators:
Celestino Pinto
Bruno Humberto
Isadora Alves
Com a participação de / special appearance:
Sara Pinto
Música / Original Music:
Philippe Lenzini
Design de Luz / Light design:
Gonçalo Alegria
Produção / Production:
Marta Moreira
The village
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O PLOC DO POLLOCK
de Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Peça de teatro visual para um público jovem, a partir da obra com o mesmo título da autoria de Rui de Almeida Paiva, editado pela editora Caminho, em 2016.
Pollock quer ser pintor desde criança e descobre que para isso é preciso muito músculo, vitamina e determinação. Ah, e um bigode. Passa anos a desenhar no ar, e quando pega nas primeiras tintas, descobre que as suas ideias já foram postas no papel por outros mestres. Picasso, Leonardo Da Vinci, Raffaello, todos eles parecem ter feito as pinturas que Pollock tinha na cabeça. Mas será que o pássaro que está na janela já foi pintado?
Este é um trabalho que se constrói através das linguagens do teatro de objectos, teatro visual, música e sombras, para contar uma história que continua para lá do livro.
Texto: A partir do livro O ploc de Polock de Rui de Almeida Paiva, editado
pela editora Caminho, em 2016.
Peça de teatro visual para um público jovem, a partir da obra com o mesmo título da autoria de Rui de Almeida Paiva, editado pela editora Caminho, em 2016.
Pollock quer ser pintor desde criança e descobre que para isso é preciso muito músculo, vitamina e determinação. Ah, e um bigode. Passa anos a desenhar no ar, e quando pega nas primeiras tintas, descobre que as suas ideias já foram postas no papel por outros mestres. Picasso, Leonardo Da Vinci, Raffaello, todos eles parecem ter feito as pinturas que Pollock tinha na cabeça. Mas será que o pássaro que está na janela já foi pintado?
Este é um trabalho que se constrói através das linguagens do teatro de objectos, teatro visual, música e sombras, para contar uma história que continua para lá do livro.
Texto: A partir do livro O ploc de Polock de Rui de Almeida Paiva, editado
pela editora Caminho, em 2016.
Encenação, dramaturgia e performance: Bruno Humberto e Rui de Almeida Paiva
Música Original: Bruno Humberto
Fotografia: Nuno Martins
Idades: + de 3 anos
Público recomendade: Famílias, Primeiro e Segundo ciclos.
Duração: 44min
Uma ecomenda: Museu da Marioneta
Música Original: Bruno Humberto
Fotografia: Nuno Martins
Idades: + de 3 anos
Público recomendade: Famílias, Primeiro e Segundo ciclos.
Duração: 44min
Uma ecomenda: Museu da Marioneta